Gestão para Resultados

Baseia-se no estabelecimento de resultados a serem obtidos no futuro, e as formas de atuação para alcance destes resultados.

Na gestão pública é o estabelecimento de resultados desejados a partir dos objetivos de governo, compondo em seu arcabouço a contratrualização de desempenho que prescreve os resultados, as autonomias concedidas e as sanções positivas e negativas diante do desempenho alcançado.

Características integrantes do modelo de Gestão para resultados:

  • Alinhamento de expectativas de forma clara e transparente sobre quais são as diretrizes e os objetivos destes em resultados e metas à serem atingidas, o que inclui a definição de indicadores para sua apuração;
  • Contratualização de resultados, autonomias e sanções;
  • Avaliação dos resultados e retroalimentação do sistema de gestão para eventuais correções de rota;
  • Fortalecimento de uma accountability, baseado no desempenho a partir de indicadores de resultados;
  • Definição de metas claras e objetivas;
  • Transparência dos resultados e metas estabelecidas;
  • Garantia da efetividade dos resultados.
  • Concessão de autonomia aos executores / implementadores das políticas públicas;

O Acordo de Resultados é um contrato de gestão no qual são definidos, pelo governo, os resultados esperados para cada órgão/entidade – e posteriormente detalhados para cada equipe de trabalho deste órgão/entidade, em busca de resultados mais eficientes para a sociedade tocantinense.

O grande objetivo é definir as prioridades representadas na forma de indicadores e metas, e garantir que estes resultados sejam o foco de atuação do órgão e dos servidores.